04 Ago 2023
Na Mídia

Construtora e incorporadora de alto padrão de Santa Catarina criada em 2021, projeta crescimento para outros estados e investe também na construção de moradias populares

A Alumbra Empreendimentos Design, criada em 2021, com sede em Santa Catarina, tem hoje R$ 3 bilhões de Valor Geral de Vendas (VGV) a lançar nos próximos anos. Desse total, R$ 530 milhões são para lançamentos nos próximos 24 meses no litoral catarinense. Já o restante será aplicado de acordo com o planejamento estratégico da empresa, até 2030. O objetivo do CEO da Alumbra, Alex Sales, é que em até dois anos seja lançado o primeiro empreendimento da companhia fora de Santa Catarina. A receita da Alumbra saltou para R$ 6,9 milhões 12 meses após a empresa ter sido lançada, um impressionante crescimento de 842.560% ante a receita anterior. O salto expressivo se deve ao mercado onde a empresa atua, onde um imóvel custa, em média, R$ 1,2 milhão.


"Queremos levar nosso projeto para todo o Brasil. Lógico que isso requer um planejamento estratégico e comercial das regiões que receberão nossos empreendimentos de design, que são: Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo", diz Sales.


A internacionalização também está no radar de Sales. Mas o foco hoje é no Brasil, onde a empresa trabalha para se tornar referência no mercado de alto padrão, para então depois buscar outros mercados no mundo.


O primeiro empreendimento da Alumbra foi lançado em Porto Belo, em Santa Catarina, com R$ 85 milhões de VGV. O segundo foi lançado no início de 2023, o Brava Green Home Club, na Praia Brava, em Itajaí, com R$ 150 milhões de VGV. Este empreendimento, inclusive, é finalista do prêmio Golden Trezzini Awards, criado pela entidade de mesmo nome e que tem como lema em sua premiação a "Arquitetura como Arte". Em Porto Belo, sede do primeiro edifício, serão doadas 10 casas para famílias cadastradas no sistema de assistência social do município. Abraçar a causa das moradias populares é um propósito da Alumbra.


Para Alex Sales, a empresa nasceu a partir de seu desejo de impactar a vida de milhares de famílias por meio da construção civil. De acordo com Alex Sales, o objetivo da Alumbra, até 2030, é tirar das ruas 250 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade nos municípios onde a empresa empreende. Um percentual da renda do empreendimento é destinado à construção destas moradias. A parceria é feita junto às prefeituras. No empreendimento de Porto Belo, inclusive, as moradias terão placas solares, resultado da parceria com uma empresa do setor.


"O investimento aproximado nas 250 moradias populares que entregaremos até 2023, será de cerca de R$ 25 milhões. E as dez primeiras unidades populares deverão ser entregues em dezembro de 2023 ou, no mais tardar, no primeiro semestre de 2024. Esse trabalho é mais do que entregar moradias a quem precisa. É para mim uma bandeira, um propósito que quero disseminar por cada lugar que passar, falar sobre isso com cada pessoa que conhecer. Tirar as pessoas de situação de vulnerabilidade é um ato de fé e de amor", completa ele.


Como tudo começou


Ainda muito jovem, Alex Sales já despertou sua veia de empreendedor, quando resolveu vender bolo e sacolé (também conhecido como gelinho) para comprar uma bicicleta. Nessa época, Sales, natural de Minas Gerais, vivia no Espírito Santo, onde a mãe era uma pequena comerciante. Teve que trabalhar muito cedo até chegar ao mercado imobiliário. Mas as passagens por algumas experiências profissionais, entre elas a assessoria parlamentar na Câmara Municipal de Vila Velha e na Assembleia Legislativa do estado, estavam longe de ser o que ele desejava. Retornou à terra natal, onde teve seu primeiro contato com o mercado imobiliário. No entanto, depois de três meses, ouviu de seus patrões que ele não tinha perfil para o segmento. Demitido, não perdeu a determinação e buscou uma grande empresa do mercado de corretagem de imóveis, a Brasil Brokers ,onde foi aceito. No primeiro mês de trabalho, vendeu seis apartamentos, ganhou um carro como premiação e, a partir daí, viu começar sua história no setor de imóveis. Ao longo de 14 anos de trabalho e muitas histórias para contar, mudou-se para Santa Catarina em 2015, para atuar como consultor em empresas da região. O passo que deu e toda a experiência acumulada, o levou a criar a Alumbra Empreendimentos Design, que tem como sócio no empreendimento o empresário holandes Franciscus Van de Weijer, conhecido como o Rei das Orquídeas e fundador da Ecoflora, nos anos 2000.




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